Confira o relatório das oficinas sobre alimentos “plant-based”
Anvisa publica relatório das oficinas de trabalho sobre o problema regulatório dos alimentos do tipo “plant-based”.
Já está disponível para consulta o relatório das oficinas de trabalho sobre a questão regulatória dos alimentos do tipo plant-based.
As oficinas de trabalho foram realizadas em outubro de 2021 para analisar o problema regulatório desses alimentos. Tratou-se da primeira ação da Anvisa para obtenção de dados e informações, a fim de identificar e analisar o problema regulatório, suas causas e consequências, além de mapear os agentes afetados. Participaram das reuniões representantes de instituições, sociedade civil e setor produtivo.
Confira o relatório das oficinas sobre alimentos plant-based.
O que é plant-based?
Embora ainda não exista uma definição legal, os produtos do tipo plant-based incluem alimentos processados que são formulados à base de ingredientes de origem vegetal. Eles buscam uma similaridade de aparência, textura, sabor e outros atributos a produtos tradicionais de origem animal, como carne, pescados, ovos, leite e derivados lácteos.
É importante observar que a Anvisa tem acompanhado e participado dos debates relacionados às inovações no setor de alimentos. Entre as inovações, estão os produtos plant-based, que têm motivado a atuação das autoridades reguladoras de alimentos também em outros países.
Tags: alimentos, anvisa, regulacao, plant-based