Anvisa mantém status de autoridade equivalente na União Europeia para Ifas.
Comunicado ocorreu após auditoria realizada ao longo desta semana.
A Anvisa se manteve listada entre as autoridades sanitárias que possuem status de equivalência com os controles da União Europeia para insumos farmacêuticos ativos (IFAs). A informação foi comunicada pelos representantes da União Europeia, durante uma reunião que ocorreu após a auditoria realizada ao longo desta semana.
Entre os dias 25 e 29 de abril, a Agência e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) foram submetidos à referida auditoria. O objetivo foi “avaliar o sistema da gestão da qualidade, a qualificação dos inspetores e as inspeções realizadas no Rio de Janeiro”.
Durante esse período, a equipe de auditores da Comunidade Europeia, os representantes da Anvisa e da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro trabalharam, em ambiente remoto, na verificação dos critérios a serem atendidos.
Na reunião de encerramento, o auditor-líder, Daniel Menendez, concluiu que a Agência atende aos requisitos necessários para se manter listada como autoridade equivalente. Além disso, listou algumas recomendações para a Anvisa e informou os próximos passos.
O relatório da auditoria será posteriormente enviado à Agência, que irá trabalhar na melhoria contínua para o atendimento das recomendações. Por fim, foi informada a previsão de uma nova auditoria, a ser realizada em 2026.
Tags: anvisa, ifas, farmaceutico, auditoria