Anvisa divulga relatório de atividades da área de pesquisa clínica
A pesquisa clínica é essencial para o desenvolvimento e registro de medicamentos e para a chegada de novas alternativas terapêuticas no mercado
A Anvisa torna público o quarto Relatório anual de Atividades da Coordenação de Pesquisa Clínica de Medicamentos e Produtos Biológicos, da Gerência-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos. Em decorrência da pandemia, as atividades realizadas pela área durante os anos de 2020 e 2021 foram consolidadas em um único relatório.
A publicação está alinhada às estratégias institucionais de transparência e tem a pretensão de contribuir para dar maior visibilidade e reconhecimento do papel preponderante da Agência no fortalecimento da pesquisa clínica no país. A publicação traz os grandes desafios da atuação regulatória na pesquisa clínica bem como aponta para o longo caminho ainda a percorrer. O relatório também sintetiza, em números, os resultados do inestimável comprometimento, profissionalismo e espírito público da equipe técnica que há dois anos não tem medido esforços para responder em tempo oportuno às demandas urgentes de enfrentamento à grave crise de saúde pública.
Pesquisa clínica
A pesquisa clínica é uma parte essencial para o desenvolvimento e registro de medicamentos e para a chegada de novas alternativas terapêuticas no mercado. Ensaio clínico e estudo clínico são outros termos utilizados para denominar um processo de investigação científica envolvendo seres humanos.
O conhecimento obtido por meio das pesquisas clínicas permite que novas e melhores opções terapêuticas sejam oferecidas à população, além de gerar inovação científica e tecnológica no setor de saúde do país.