Atualizados painéis com dados dos centros de processamento celular
Serviços realizam procedimentos com células de origem humana, como da medula óssea. Saiba mais.
A Anvisa atualizou dois painéis que trazem dados nacionais dos Centros de Processamento Celular (CPCs) de células progenitoras hematopoéticas (CPHs) de medula óssea e sangue periférico.
Os CPCs são estabelecimentos de saúde responsáveis pela seleção de doadores, coleta, transporte, avaliação, processamento e acondicionamento, além da armazenagem e disponibilização de células de origem humana para uso terapêutico, como é o caso da medula óssea.
Com dados de 2023, o painel permite explorar os dados de forma dinâmica, facilitando a análise de informações sobre a quantidade de unidades de células-tronco coletadas, a fonte das células, seu armazenamento e utilização, dentre outras informações, tais como a distribuição dos CPCs por região, destacando a presença de serviços públicos e privados em todo o país.
Outra informação interessante disponibilizada no painel é a correlação dos Centros de Transplante, habilitados pelo Ministério da Saúde no período correspondente, com os respectivos CPCs de apoio.
O relatório de 2023, bem como os dos anos anteriores, estão disponíveis nesta página.
Este painel traz a listagem atualizada dos estabelecimentos brasileiros, com informações de setembro de 2024. O objetivo é dar transparência à sociedade sobre o universo de serviços regulados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), fornecendo subsídios às entidades envolvidas na formulação de políticas e aprimorando a comunicação entre os entes do SNVS, os próprios estabelecimentos e os usuários de seus produtos e serviços.
O painel apresenta o panorama geral dos CPCs que processam CPHs para transplante, incluindo a natureza dos serviços (públicos, privados, privados-SUS e filantrópicos), a distribuição por estados e municípios, e a correlação entre os CPCs e os Centros de Transplante aos quais prestam apoio.
Transparência e acesso à informação
A Anvisa reforça seu compromisso com a transparência, disponibilizando ao público a listagem atualizada dos CPCs em atividade no país e os dados de produção desses estabelecimentos, em associação com os indicadores de qualidade. O objetivo dessa iniciativa é, principalmente, promover o acesso às informações para a tomada de ação, bem como a confiança e a integridade das instituições.
Considerando a natureza dinâmica dos dados divulgados, sugere-se verificar, junto aos órgãos locais de vigilância sanitária, a atualização da regularização dos estabelecimentos listados nas publicações.
Fonte: Portal ANVISA
Tags: anvisa, paineis, dados, centros , processamento , celular