Av. Vereador José Diniz 2270, CEP: 04604-003- Brooklin - São Paulo - SP - Brasil. Tel. +55 (11) 5090-5080/ (11) 9 8437-9824

  • Home
  • Em Foco
  • Notícias
  • Relatório mostra produção dos bancos de sangue de cordão umbilical e placentário no Brasil

Relatório mostra produção dos bancos de sangue de cordão umbilical e placentário no Brasil

Documento da Anvisa traz dados relativos ao ano de 2023. Saiba mais.

A Anvisa publicou o 14º Relatório de Avaliação dos Dados de Produção dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, referente ao ano de 2023. O relatório apresenta um panorama detalhado sobre a distribuição e a produção dos bancos de sangue de cordão umbilical e placentário no Brasil, destacando a quantidade de unidades coletadas, armazenadas e desqualificadas, e os motivos para a desqualificação, além dos destinos das unidades.

Conheça os principais destaques do relatório:

  • O Brasil conta com 31 bancos de sangue de cordão umbilical e placentário, sendo 15 públicos (Rede BrasilCord) e 16 privados.
  • Em 2023, nenhum dos 15 bancos públicos da Rede BrasilCord realizou atividades de coleta e armazenamento de células-tronco para uso terapêutico não aparentado, devido à suspensão recomendada durante a pandemia de Covid-19. Mesmo após o fim da emergência de saúde pública, em abril de 2022, essas atividades não foram retomadas. Três unidades foram utilizadas em transplantes no âmbito da pesquisa clínica.
  • Os bancos privados coletaram e armazenaram 4.263 unidades, com 776 unidades desqualificadas por diversos motivos, como baixo volume e baixa celularidade.
  • O relatório inclui indicadores de qualidade que avaliam o desempenho dos bancos, como o volume de atividades relacionadas ao ciclo celular (coleta, testagem, processamento, armazenamento, transporte, uso terapêutico e outros destinos), o coeficiente de desqualificação de unidades e os motivos para a desqualificação, além de informações sobre rescisões contratuais para distrato de guarda de bolsas no setor privado.

20 anos de monitoramento

Desde 2003, a Anvisa realiza o monitoramento e a divulgação dos dados de produção desses estabelecimentos, de modo a promover a transparência das informações. Essas ações também têm como objetivos proporcionar subsídios para a melhoria contínua dos processos e serviços oferecidos, e permitir que os interessados tomem decisões conscientes com base nas informações disponibilizadas.

O Relatório de 2023, bem como o histórico completo de monitoramento do universo e das atividades dos Bancos de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário ao longo das últimas duas décadas, composto por 14 Relatórios de Dados de Produção, estão disponíveis aqui.

 

Fonte: Portal ANVISA

Tags: anvisa, relatorio, reprodução, bancos de sangue, cordão umbilical

Imprimir Email