Saiba como obter o certificado internacional de vacinação pelo Conecte SUS
Novo sistema de emissão foi ativado pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2022.
Precisando do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a Febre Amarela? Saiba que agora está mais fácil emitir o documento! Isso porque, após tomar a vacina em um estabelecimento de saúde, basta você acessar o sistema Conecte SUS e emitir o certificado. Essa facilidade está disponível para quem se vacinou a partir de 30 de dezembro de 2022, em salas de vacina com sistemas atualizados.
O procedimento pode ser feito de qualquer lugar, na hora que você quiser. Dessa forma, não será mais necessário recorrer à Anvisa para obter o CIVP contra a febre amarela, que passou a ser emitido exclusivamente pelo sistema digital.
O Conecte SUS é uma plataforma informatizada criada pelo Ministério da Saúde em 2020, que disponibiliza diversos serviços e informações de saúde na tela do seu computador ou do celular. Para isto, basta acessar o portal Conecte SUS Cidadão ou baixar o aplicativo pela Internet. É fácil e rápido!
Além do CIVP, também está disponível no Conecte SUS o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
Mas lembre-se: tudo começa com a imunização contra essas doenças em uma unidade de saúde. As vacinas são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e têm comprovação de segurança e eficácia. O sistema recebe também dados de vacinação de serviços privados de saúde que utilizam sistemas informatizados conectados à Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS).
Acesse o link a seguir e entenda o que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
Sistema integrado
As informações disponíveis no Conecte SUS são fornecidas por estabelecimentos de saúde que integram o SUS (rede pública e/ou conveniada) e unidades da rede privada, que compartilham os dados de vacinação após a realização do procedimento.
Além dessas informações, a plataforma digital contém dados de exames realizados, medicamentos receitados e agendamentos de consultas pelo SUS. A inserção dos dados é feita por profissionais de saúde das unidades.
O Conecte SUS também dá acesso a diversas outras informações de saúde, incluindo histórico vacinal e outros conteúdos.
Além do perfil destinado aos cidadãos, o Conecte SUS está disponível para profissionais de saúde e gestores. O CIVP disponível pela plataforma atende aos padrões do modelo do documento e de tecnologia recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para saber mais e conhecer as orientações sobre a emissão do CIVP pelo Conecte SUS, leia a Nota Informativa Conjunta 3/2022 do Ministério da Saúde e da Anvisa, publicada no início deste ano.
Transição
A Anvisa informa que, embora o Conecte SUS já esteja sendo utilizado para obter o certificado internacional de vacinação desde o final de 2022, o serviço de emissão do CIVP será mantido durante um ano pelo canal Gov.br (Serviços e Informações do Brasil – Tirar o Certificado Internacional de Vacinação - CIVP), como forma de prestar apoio aos viajantes. Isso porque há municípios que ainda não fizeram a completa implementação do sistema e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) do Ministério da Saúde.
Outra justificativa para a manutenção do serviço nesse período de transição é que alguns sistemas próprios de serviços públicos e privados podem ainda não estar conectados à RNDS. Tanto o e-SUS APS e a RNDS são fontes de informação sobre vacinação e outros dados para o Conecte SUS.
Link: Tirar o Certificado Internacional de Vacinação (www.gov.br)
Tags: anvisa, saude, sus, certificado, vacinação