Produtos Saneantes
O que são saneantes?
São preparações químicas reguladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária destinadas à limpeza em geral, desinfecção, desinfestação ou esterilização tanto de objeto, superfícies quanto de alimentos e água.
Como os produtos saneantes são classificados na ANVISA?
Para classificar produtos saneantes é levado em conta a finalidade, categoria, avaliação e o gerenciamento do risco, exemplo: toxicidade das substâncias e suas concentrações no produto, condições de uso, frequência de exposição e a sua duração.
Já para efeito de notificação e registro, os produtos saneantes são classificados como de risco 1 e de risco 2, respectivamente.
Como são definidas as classes em que entram os saneantes?
O que diferencia essas classes é o índice chamado LD50, a depender da fórmula e do LD50, o seu produto pode ser classificado como 1 ou 2.
Os produtos de classe 1 são sujeitos a notificação, enquanto os produtos de Classe 2 são sujeitos a registro, entretanto para que um produto possa ser registrado por uma determinada empresa essa empresa deverá inicialmente estar regularizada junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.
Qual a diferença de uma notificação e um registro de saneantes?
Para definir a classificação de um produto Saneante, alguns critérios são levados em conta. Exemplo: o valor do pH, características corrosivas e algumas substâncias específicas na composição.
Notificação de produto é no caso de produtos isentos de registro, ou seja, Saneantes de Risco I e o procedimento é realizado por meio de peticionamento eletrônico.
Registro de produtos é no caso de produtos Saneantes de Risco II que necessitam de uma avaliação mais criteriosa por parte da ANVISA.
Quais testes específicos são necessários para registrar produtos saneantes?
Vai depender do tipo de produto a ser regularizado, por exemplo, para um produto registrado grau 2, existem legislações específicas que implicam tanto em testes como especificações de rotulagem.
Qual a diferença de odorizantes de ambientes, desodorizantes e neutralizador de odores?
- Odorizantes são produtos que tenham substâncias capazes de mascarar os odores desagradáveis, com a finalidade somente de perfumar.
- Desodorizantes tem em sua composição substância com atividade antimicrobiana capaz de controlar odores desagradáveis.
- Neutralizador de odores apresenta substâncias capazes de eliminar odores desagradáveis, por processos físicos, químicos ou físico-químicos, podendo ou não deixar efeitos residuais e/ou odoríferos.
Todos esses três tipos de produtos precisam ser regularizados na ANVISA.
Clique AQUI e assista o nosso vídeo explicativo sobre o assunto.